Loulé Criativo

  • Festival MED 22, integra Movimento Infinity

    O Palco Hammam, integrado no Festival MED22, terá uma especial intervenção do Movimento Infinity, um projeto criado em parceria entre a Inframoura e o Loulé Design Lab, incubadora da Câmara Municipal de Loulé.. Parte da plateia deste palco, situado no espaço exterior do recém inaugurado Espaço Museológico dos Banhos Islâmicos de Loulé, será decorado com peças criadas e produzidas com materiais reutilizados. Neste cenário foi aplicado, integralmente, o conceito de economia circular, que assenta não só na prevenção, redução e reutilização, mas também na recuperação de materiais, produzindo objetos úteis a partir de resíduos.
    Vai ser possível relaxar e ouvir a música dos “Terra Sul”, “Suricata” e “Amar Guitarra” sentados em pufes criados com as lonas publicitárias usadas, em bancos de cartão criados exclusivamente a partir de embalagens e existirão também mesas de apoio estruturadas com garrafas de vidro recolhidas nos restaurantes locais. Para além do espaço Hammam, também o espaço cinema do Festival vai ser adornado com peças iluminadas por luzes led solares, criadas com embalagens usadas.



    Oficinas Abertas e Exposição Infinity

    No sábado, dia 2 de julho, o Palácio Gama Lobo terá diversas oficinas com entrada gratuita, onde poderão conhecer o trabalho de alguns dos artesãos e makers. Aprender a fazer colheres de madeira com desperdícios de madeira, costurar um avental reutilizando calças de ganga usadas, revestir uma cadeira descartada com desperdícios de tecidos, construir um banco de cartão de embalagens, encher almofadas com ervas aromáticas locais, são alguns exemplos do que se poderá aprender neste dia.
    Para além das oficinas, estão disponíveis duas visitas guiadas à exposição do projeto Infinity na galeria do palácio onde se mostram os objetos #reparados #recondicionados #realocados e #reutilizados pelos designers e makers do Loulé Design Lab/Loulé Criativo, que, em conjunto com equipas da Inframoura, trabalharam no projeto Infinity em 2021.

     

    Programa, dia 2 de julho:

    10h30 às 12h30 - Oficina aberta com Wesley Sacardi: construir colheres de madeira

    10h30 às 12h30 - Oficina aberta com Claudia Moreira: costurar um avental reutilizando calças de ganga usadas

    11h30 Visita Guiada à exposição Infinity

    14h30 às 16h30 - Oficina aberta - com Marta Lourenço: almofadas com ervas aromáticas locais

    14h30 às 16h30 - Oficina aberta - com Gustavo Arguello: construir um banco de cartão de embalagens

    15h30 Visita Guiada à exposição Infinity

    Loja aberta das 10h às 17h00

    O Loulé Design Lab é a incubadora de projetos contemporâneos do Loulé Criativo da Câmara Municipal de Loulé.


Organização